Prevenção de Doenças Intestinais

Fique atento(a) aos sintomas! Não deixe de realizar os exames de rotina para acompanhar as suas condições de saúde!

13 DE MAIO DE 2024

As doenças intestinais são problemas que envolvem o trato gastrointestinal, prejudicando as funções do intestino, podendo, ou não, se estender para outras áreas do corpo. A prevenção dessas doenças é fundamental para promover a saúde intestinal e o bem-estar geral.

Sintomas de doenças intestinais

  • sensação de estufamento e desconforto abdominal
  • acúmulo de gases
  • inchaço na barriga
  • diarréia
  • constipação
  • falta de apetite
  • enjoo
  • vômito

Conheça algumas doenças intestinais

Doença de Crohn:

é uma doença inflamatória crônica que afeta o intestino e o trato digestivo. Os sintomas são: diarréia, dores no abdome, febre, diminuição do peso e fraqueza.

Retocolite ulcerativa:

é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por um processo inflamatório e ulcerativo do intestino grosso e da mucosa do reto. Os sintomas são: diarréia, hemorragia, febre e cólica, além de pus ou muco nas fezes.

Síndrome do Intestino Irritável (SII):

é um distúrbio funcional do intestino, caracterizado por alterações nos movimentos intestinais e dores abdominais. Os sintomas incluem também cólicas, constipação, diarreia, inchaço e gases.

Câncer Colorretal:

é um tipo de câncer que se desenvolve no cólon ou no reto. Os sintomas são: sangue nas fezes, dores abdominais, fraqueza, perda de peso e fadiga.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo mais incidente nas mulheres.

Causas das doenças intestinais

As causas são variadas. Algumas doenças podem ser provocadas pela ingestão de alimentos estragados, por exemplo. Mas, é mais comum que as patologias do intestino se manifestem a partir de um conjunto de fatores genéticos, comportamentais e físicos. O estresse e a idade avançada são fatores que influenciam o surgimento das doenças intestinais também.

Consequências das doenças intestinais

Depende muito de cada doença. Infecções intestinais oferecem um risco mais baixo para complicações e são mais passageiras. Entretanto, é necessário ter muita atenção para doenças que provoquem lesões no intestino, pois nesses casos, é necessário acompanhamento, uma vez que aumentam as chances de desenvolver câncer intestinal.

Prevenção das doenças intestinais

  • Manter uma dieta equilibrada, rica em fibras, e uma hidratação adequada
  • Fazer exercícios regularmente
  • Realizar exames de triagem para detecção precoce
  • Manter a higiene adequada
  • Consultar o médico regularmente
  • Utilizar técnicas para aliviar o estresse
  • Não fumar e reduzir o consumo de álcool

Como saber se estou com uma doença intestinal?

Além dos sintomas, é necessário um médico para diagnosticar. Portanto, no caso de apresentar sintomas de doenças intestinais, procure auxílio médico, para realizar uma consulta, exame clínico e testes complementares.

O médico poderá solicitar também testes de sangue, análise de fezes, endoscopia e colonoscopia.

A endoscopia permite o estudo do esôfago, estômago e da parte superior do intestino delgado. Já na colonoscopia, observa-se o intestino grosso e o final do intestino delgado.

A colonoscopia é um procedimento importante para identificação de pólipos, inflamações e outras alterações que podem levar ao câncer colorretal. É recomendado que adultos com 50 anos ou mais, ou com histórico de câncer colorretal, realizem a colonoscopia periodicamente, pois a detecção precoce permite o início rápido ao tratamento, aumentando as chances de cura.

Fique atento(a) aos sintomas! Não deixe de realizar os exames de rotina para acompanhar as suas condições de saúde!

BAIXAR PDF