Novembro Azul 2024
Conscientização sobre o Câncer de Próstata
15 DE NOVEMBRO DE 2024
O movimento Novembro Azul visa aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce dessa doença.
O câncer de próstata é um dos que possui maior incidência, com uma previsão de 71 mil novos casos entre 2023 e 2025, o que representa uma taxa de aproximadamente 67,86 casos a cada 100 mil homens.
A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção do esperma, junto com as vesículas seminais.
Sintomas
O câncer de próstata, em suas fases iniciais, é silencioso. Quando os sintomas surgem, normalmente a doença já está em estágio avançado.
Os sinais na fase avançada incluem:
- dor óssea
- dores para urinar
- aumento da vontade de urinar
- presença de sangue na urina ou sêmen
Prevenção
O exame de toque retal e o exame de PSA (antígeno prostático específico) são as principais ferramentas de rastreamento, com cerca de 20% dos casos de câncer detectados exclusivamente pelo toque retal. Esses exames permitem a identificação de alterações na glândula e contribuem para diagnósticos mais precoces.
A recomendação é de que homens acima de 45 anos, com fatores de risco, ou acima de 50 anos, sem fatores de risco, devem ir ao urologista para uma avaliação e conversar sobre o exame de toque retal.
Fatores de Risco
O câncer de próstata pode ser influenciado por diversos fatores, como:
- histórico familiar (casos de câncer em parentes próximos)
- raça (homens negros têm maior incidência)
- obesidade
O Novembro Azul reforça não somente a importância do diagnóstico precoce, mas também o cuidado com a saúde física e mental dos homens e a importância de adotar hábitos como praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada e parar de fumar.
Além de chamar a atenção para exames que precisam ser realizados com frequência para controle de fatores como hipertensão, diabetes e colesterol.