TDAH: Sintomas e Diagnóstico

É importante notar que o TDAH não está necessariamente associado a uma menor capacidade cognitiva. Ou seja, o indivíduo pode ter um desempenho baixo na escola não por limitações na sua compreensão, mas sim devido aos sintomas do TDAH.

12 DE AGOSTO DE 2024

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neurocomportamental caracterizada principalmente por desatenção, inquietude e impulsividade. Geralmente, manifesta-se na infância e pode afetar tanto crianças quanto adultos, impactando de forma significativa a vida social, profissional e a aprendizagem dos indivíduos.

A estimativa é de que 3% a 5% das crianças apresentam TDAH.

Como identificar o TDAH?

A identificação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) envolve uma avaliação cuidadosa feita por um médico, utilizando questionários e testes específicos. Existem escalas de pontuação de comportamento, que ajudam a determinar o diagnóstico. Os itens avaliados incluem aspectos como atenção, impulsividade e hiperatividade. Exemplos de critérios avaliados são: falta de atenção a detalhes, erros por descuido nas tarefas, dificuldade em manter a atenção, não seguir instruções até o fim e dificuldade em concluir atividades.

A apresentação clínica do TDAH pode variar, com alguns indivíduos apresentando predominantemente a desatenção, enquanto outros podem apresentar principalmente hiperatividade.

Quais são os sintomas do TDAH?

  • Agitação
  • Inquietação
  • Movimentação de pés e mãos
  • Tendência de mexer em objetos constantemente
  • Dificuldade em manter-se sentado ou parado
  • Falar excessivamente, muitas vezes, interrompendo os outros
  • Dificuldade de atenção
  • Distração fácil com estímulos externos
  • Tendência em esquecer tarefas e compromissos
  • Ações impulsivas
  • Problemas em organizar e planejar

Quando a desatenção predomina, o indivíduo encontra dificuldades para focar nos detalhes e seguir instruções mais longas, o que prejudica o desempenho escolar, a organização e o planejamento.

Por outro lado, quando a hiperatividade é predominante, a pessoa tende a falar em excesso, movimenta constantemente mãos e pés e tem dificuldade em esperar a sua vez.

Estima-se que cerca de 60% das crianças e adolescentes com TDAH continuarão a apresentar alguns sintomas na vida adulta, e 15% manterão os sintomas completos. Nos adultos, o TDAH frequentemente se manifesta como dificuldade em organizar e planejar as atividades diárias, especialmente ao definir prioridades. Eles podem se estressar facilmente ao assumir múltiplos compromissos, resultando em trabalhos inacabados ou esquecidos. Frequentemente precisam ser lembrados de suas tarefas por outros, o que pode causar problemas no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos.

É importante notar que o TDAH não está necessariamente associado a uma menor capacidade cognitiva. Ou seja, o indivíduo pode ter um desempenho baixo na escola não por limitações na sua compreensão, mas sim devido aos sintomas do TDAH.

Como é feito o tratamento?

O tratamento do TDAH é multifatorial, frequentemente combinando medicamentos, orientações para pais e professores, e terapia cognitivo-comportamental. Em alguns casos, a ajuda de um fonoaudiólogo pode ser recomendada.

Com um tratamento adequado, mesmo que as dosagens dos medicamentos precisem ser ajustadas várias vezes, o paciente pode reduzir significativamente os sintomas e alcançar um bom desempenho escolar e profissional.

BAIXAR PDF