Setembro Amarelo 2023

O suicídio pode ser evitado! Faça a sua parte!

29 DE SETEMBRO DE 2023

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 700 mil suicídios são registrados em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 14 mil casos por ano.

Praticamente todos os casos de suicídios estão relacionados a doenças mentais que não foram diagnosticadas ou que foram tratadas de forma incorreta. Conhecer os fatores de risco e os sinais de alerta pode ser essencial para a prevenção do suicídio.

Fatores de risco:

  • Transtornos mentais: depressão, bipolaridade, esquizofrenia, dentre outros podem estar relacionados com o suicídio
  • Histórico pessoal: indivíduos que já tentaram suicídio possuem maiores chances de tentar novamente
  • Eventos traumáticos: maus tratos, abusos, uso de drogas, entre outros, estão relacionados com maior risco de suicídio
  • Presença de outras doenças: indivíduos com doenças em fases terminais ou doenças crônicas podem apresentar maior risco ao suicídio

Sinais de alerta:

  • Comentários sobre sentimento de desesperança e visão negativa sobre o futuro
  • Falar frequentemente sobre suicídio, morte ou morrer
  • Isolamento social e solidão
  • Aumentar o consumo de álcool ou drogas

Atenção: falar sobre suicídio não vai influenciar o indivíduo a pensar ou cometer suicídio.

Oferecer ajuda, como escutar e falar com o indivíduo sobre o assunto, incentivar a procura de ajuda profissional, demonstrar apoio e manter contato, podem contribuir na prevenção ao suicídio. Caso você more com a pessoa, certifique-se de impedir que ela acesse os meios para cometer suicídio e, no caso de perigo imediato, não deixe a pessoa sozinha.

Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de outras doenças como, HIV, câncer de mama ou malária, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Existem também os fatores protetivos, que atuam como uma proteção ao suicídio, tais como: ter um bom relacionamento com amigos e familiares, capacidade de resolução de problemas, detectar e tratar transtornos mentais, autoestima elevada, bom suporte familiar e acesso a condições básicas de vida.

Centro de Valorização da Vida - CVV

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é realizado por telefone, email e chat 24 horas todos os dias e é gratuito para as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

A ligação para o CVV pode ser realizada por meio do número 188.

Os outros canais de atendimento podem ser encontrados acessando o site www.cvv.org.br.

O suicídio pode ser evitado! Faça a sua parte!

BAIXAR PDF