Saúde e Nutrição

A importância da vida saudável

04 DE ABRIL DE 2023

A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde.

No dia 31 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. Esta data é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas, tais como a redução de sal e açúcar no consumo doméstico e mudanças na rotulagem dos alimentos.

Manter uma alimentação saudável evita diversas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. Além da alimentação saudável, a prática regular de atividade física gera também muitos benefícios para a saúde.

Nutrição

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a alimentação saudável para adultos deve incluir:

+ Frutas + Verduras + Legumes + Nozes + Cereais Integrais

Quantidade de Frutas e Vegetais

Pelo menos 400g de frutas e vegetais por dia, exceto batata, batata-doce, mandioca e outros tubérculos.

Redução do consumo de Açúcares Livres

Menos de 10% da ingestão calórica total de açúcares livres, o que equivale a 50g (ou cerca de 12 colheres de chá) para uma pessoa com peso corporal saudável e que consome cerca de 2.000 calorias por dia. Idealmente, o consumo deve ser inferior a 5% da ingestão calórica total para benefícios adicionais à saúde.

Açúcares livres são todos os açúcares adicionados aos alimentos ou bebidas pelos fabricantes, cozinheiros ou consumidores, bem como os açúcares naturalmente presentes no mel, xaropes, sucos de frutas e concentrados de sucos de frutas.

Redução da ingestão calórica de gorduras

Menos de 30% da ingestão calórica diária procedente de gorduras. Gorduras não saturadas são preferíveis às gorduras saturadas e às gorduras trans de todos os tipos, principalmente as produzidas industrialmente, bem como as gorduras encontradas em carnes e laticínios de animais ruminantes, como vacas, ovelhas, cabras e camelos.

Sugere-se que a ingestão de gorduras saturadas seja reduzida a menos de 10% da ingestão calórica total e das gorduras trans, a menos de 1%.

Redução do consumo de sódio

Menos de 5g de sal por dia, o equivalente a cerca de uma colher de chá. O sal deve ser iodado.

Os Estados Membros da OMS concordaram em reduzir a ingestão de sal da população mundial em 30% até 2025.

Atividade Física

Estima-se que até 5 milhões de mortes por ano no mundo poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa.

Veja as recomendações:

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Guia da Atividade Física para a População Brasileira

O material foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, assim como técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) participaram da elaboração.

Acesse o Guia da Atividade Física Brasileira aqui.

6 Dicas para melhorar o bem-estar

  • Beba bastante água
  • Durma bem
  • Faça os exames preventivos
  • Evite ficar no celular antes de dormir
  • Procure novos hobbies - Os hobbies são benéficos para a Saúde Mental
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro

Cuide da sua alimentação e abandone o comportamento sedentário!

BAIXAR PDF