Julho Amarelo

O grande desafio quando se trata das hepatites é a falta de conhecimento da existência da doença, por isso é importante realizar os exames de rotina para identificar a doença em seu estágio inicial.

12 DE JULHO DE 2024

Julho Amarelo é uma campanha de conscientização sobre as hepatites virais, para alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças.

As hepatites virais são inflamações no fígado, que podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Também pode ocorrer por conta de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

As hepatites virais causam a morte de cerca de 3.500 pessoas por dia em todo o mundo. É a segunda principal causa infecciosa de morte à nível mundial, com 1,3 milhões de mortes por ano. (OMS - Organização Mundial da Saúde)

Nem sempre apresenta sintomas, mas pode manifestar alguns como:

  • febre
  • mal-estar
  • náuseas
  • icterícia (pele e olhos amarelados)
  • dores musculares
  • dores abdominais e cansaço.

As hepatites virais são causadas pelos vírus das hepatites A, B, C, D e E.

Hepatite A:

é a que tem o maior número de casos, geralmente transmitida por água ou alimentos contaminados. É uma infecção leve, que se cura sozinha e existe vacina. Outras formas que ajudam na prevenção é com higiene pessoal e saneamento básico.

Hepatite B:

é o segundo tipo com maior incidência, transmitida pelo contato com sangue, fluidos corporais e relações sexuais desprotegidas. Pode ser prevenida por meio da vacinação, com o uso de preservativos e evitando compartilhamento de objetivos de uso pessoal.

Hepatite C:

a principal forma de transmissão é pelo contato com sangue. Pode causar cirrose e câncer de fígado, sendo a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina, as formas de prevenção são: evitar o compartilhamento de objetivos pessoais e utilizar preservativos.

Hepatite D:

ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A prevenção pode ser feita por meio da vacinação contra hepatite B, além de usar preservativos e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

Hepatite E:

é transmitida por via fecal-oral. A forma de prevenção é com a melhoria das condições sanitárias, além de ter o hábito de lavar as mãos. Não se torna crônica, porém mulheres grávidas podem apresentar formas mais graves da doença.

Como evitar as Hepatites Virais:

  • Higienizar os alimentos antes de preparar
  • Lavar sempre as mãos antes de se alimentar e após ir ao banheiro
  • Usar preservativos nas relações sexuais
  • Não compartilhar objetos pessoais, como alicates, lâminas, entre outros
  • Vacinação contra as hepatites A e B

O grande desafio quando se trata das hepatites é a falta de conhecimento da existência da doença, por isso é importante realizar os exames de rotina para identificar a doença em seu estágio inicial.

Cuide-se e evite complicações!

BAIXAR PDF