Envelhecimento Saudável: Vida Longa e Ativa
Cuide-se para ter um envelhecimento saudável!
6 DE FEVEREIRO DE 2024
A população mundial está envelhecendo cada vez mais rápido e na América Latina a velocidade é ainda maior. Em 2020, mais de 8% da população tinha 65 anos ou mais e a estimativa é de que essa porcentagem dobre até 2050.
O envelhecimento é um processo normal do desenvolvimento e a forma como as pessoas envelhecem depende também dos hábitos que levaram no decorrer da vida. A busca pelo envelhecimento saudável e ativo é uma jornada que pode começar em qualquer idade, trazendo benefícios para a saúde física e mental.
A partir dos 40 anos, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar sinais de “desgaste”, o organismo torna-se mais lento nas reações e ocorre uma diminuição da capacidade funcional.
Por isso, é tão importante cuidar da saúde, visando ter uma vida longa e ativa.
Cultivar hábitos saudáveis
Manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando sal e gordura em exagero, além de praticar atividades físicas regularmente são hábitos que podem ajudar o envelhecimento ativo. O exercício, além de ser importante para manter um peso saudável, fortalece os músculos e ossos e melhora a circulação sanguínea.
Dormir bem também é fundamental para descansar o corpo e a mente. Procurar não consumir cafeína perto do horário de dormir e fazer refeições cerca de duas horas antes de dormir são fatores que podem auxiliar a ter uma boa noite de sono.
Cuidar da saúde mental
A saúde mental também tem um papel importante no envelhecimento saudável. Manter relacionamentos sociais e emocionais positivos ajuda a combater o isolamento e a depressão.
O estresse é um fator que afeta diretamente a saúde mental, por isso a importância de encontrar maneiras de gerenciá-lo, como meditação e técnicas de relaxamento.
Exercitar a mente
Para o desenvolvimento do cérebro, é necessário exercitá-lo. Desafiar a mente com jogos, leituras e novas habilidades vão ajudar a manter a cognição mais aguçada.
Além disso, não se isolar e frequentar grupos de convivência são ações que também vão exercitar a memória.
Prestar atenção aos sinais
É fundamental prestar mais atenção aos sinais do corpo e manter as consultas e exames em dia.
Os exames desempenham o papel na detecção precoce de problemas de saúde, podendo identificar condições médicas antes de se tornarem sérias.