Doenças Típicas do Inverno
Cuide da sua imunidade! Proteja a sua saúde das Doenças de Inverno!
23 DE JUNHO DE 2023
A estação mais fria do ano está se aproximando e nessa época do ano (entre junho e setembro) é muito comum o aumento de algumas doenças, tanto alérgicas, quanto infecciosas, são as doenças de inverno.
Essas doenças acabam aparecendo mais nessa época por conta do ar que fica mais seco e frio, o que aumenta a proliferação de partículas de poeira e poluição no ar e, com isso, o organismo precisa trabalhar mais. Outro fator que contribui para a disseminação das doenças de inverno é o fato das pessoas ficarem mais em locais fechados, sem ventilação.
Veja quais são as doenças de inverno:
Gripe
É uma infecção causada pelo vírus influenza e atinge o sistema respiratório. Os primeiros sintomas costumam aparecer entre 1 e 4 dias após a infecção, sendo o seu potencial de transmissão alto.
Alguns sintomas são:
- Febre
- Dor no corpo
- Mal-estar
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Tosse e espirro
- Secreção nasal
A vacinação contra o vírus influenza é uma forma eficaz de prevenir a gripe. Além disso, algumas mudanças de hábito podem ajudar na prevenção, como: lavar as mãos com frequência ou higienizar com álcool 70%, evitar tocar nos olhos, boca e nariz, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios.
Resfriado Comum
É uma infecção que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. Os sintomas são muito parecidos com os da gripe, costumam durar entre 3 a 5 dias e são mais leves.
Alguns sintomas são:
- Coriza
- Congestão Nasal
- Dor de garganta
- Mal-estar
- Tosse seca
Não existem vacinas para prevenir o resfriado, mas é possível evitar o contágio com alguns hábitos, como: evitar ambientes fechados e sem ventilação, lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool 70%, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, beber bastante água e manter uma alimentação saudável.
Pneumonia
É uma infecção nos pulmões, que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo uma das doenças de inverno mais graves. Não é contagiosa e transmissível.
Alguns sintomas são:
- Febre alta
- Dor torácica
- Mal-estar
- Tosse
- Falta de ar
- Secreção amarelada ou esverdeada
Existem vacinas para prevenir a pneumonia, são mais indicadas para crianças, adultos em grupo de risco e idosos.
Sinusite
É uma inflamação dos seios da face, que são causadas geralmente por vírus. Alguns sintomas são:
- Secreção nasal amarelada e espessa
- Dor na região da face
- Dor de cabeça
A sinusite pode ser evitada com uma alimentação rica em frutas e vegetais, beber muita água, evitar o fumo e o contato com agentes poluentes. Além disso, é indicado o uso de um umidificador.
Rinite
É uma doença causada por alergias, que se agravam durante o tempo frio, principalmente devido às partículas inaladas, que variam de acordo com o organismo, podendo ser pólen, ácaro, poeira, plantas, entre outros.
Alguns sintomas são:
- Espirros
- Coceira no nariz
- Obstrução nasal
- Coriza
Asma
É uma doença que causa inflamações nas vias aéreas ao entrar em contato com algumas partículas, como mofo, poeira, fumaça de cigarro, entre outros.
Alguns sintomas são:
- Dificuldade para respirar
- Falta de ar
- Tosse
- Chiado e/ou aperto no peito
3,5 milhões de pessoas são acometidas por consequências graves da gripe a cada ano. (OMS - Organização Mundial da Saúde)
Grupos mais vulneráveis às doenças de inverno:
- Crianças abaixo de 5 anos: Ainda não possuem o sistema imunológico bem formado, ficando mais sujeitas às infecções respiratórias e agentes alérgenos.
- Idosos acima de 60 anos: Muitas vezes, pessoas dessa faixa etária possuem algumas doenças crônicas que podem diminuir a imunidade e, por isso, acabam ficando mais suscetíveis a essas infecções e complicações.
- Imunossuprimidos: Possuem alguma doença que ataca o sistema imunológico e por isso, acabam tendo a imunidade mais baixa, sendo mais vulneráveis às infecções e complicações.
5 dicas para se prevenir das doenças de inverno:
- Evite ambientes fechados e sem ventilação
- Higienize as mãos com água e sabão ou álcool 70%
- Faça atividades físicas regularmente
- Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras