Como se prevenir das Hepatites Virais

Realizar os exames de rotina é essencial para identificar a doença ainda em estágio inicial e evitar complicações.

27 DE JULHO DE 2023

As hepatites são infecções que acometem o fígado, podendo ser leve, moderada ou grave. Seus sintomas costumam ser mais silenciosos, muitas vezes, sendo percebidos apenas quando surge alguma complicação. Podem se desenvolver na forma aguda, tendo duração de menos de seis meses e, geralmente, desaparecendo após algumas semanas; ou na forma crônica, em que a duração é maior do que seis meses, havendo chances de evoluir para doenças mais graves, como cirrose, câncer de fígado e insuficiência hepática.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 400 milhões de pessoas no mundo têm hepatite e 1,4 milhão morrem todo ano por complicações.

Existem 5 tipos de hepatites virais:

Hepatite A: infecção causada pelo vírus A da hepatite (HAV), chamada também de “hepatite infecciosa”. Sua transmissão ocorre por contato fecal-oral e por contato com pessoas portadoras da doença. Geralmente os sintomas começam a aparecer após 15 dias de infecção. Hábitos de higiene e saneamento básico ajudam na prevenção.

Hepatite B: infecção causada pelo vírus B da hepatite (HBV), considerada uma infecção sexualmente transmissível. A principal medida de prevenção é com a vacinação. Além disso, outras medidas podem contribuir para evitar a doença, tais como, utilização de preservativos e evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Hepatite C: infecção causada pelo vírus C da hepatite (HCV), sendo mais comum a sua descoberta na forma crônica. Não existe vacina contra a Hepatite C. Algumas medidas podem ser tomadas para se prevenir, tais como, não compartilhar objetos de uso pessoal e utilizar preservativos.

Hepatite D: ocorre com a associação do vírus da Hepatite B (HBV) com o vírus da Hepatite D (HDV), ou seja, o indivíduo pode ter as duas infecções simultaneamente ou já ter tido Hepatite B. Sua forma crônica é mais grave, podendo evoluir mais rapidamente para doenças graves, como cirrose e câncer de fígado. As formas de transmissão são as mesmas da Hepatite B. Para se prevenir podem ser adotadas algumas medidas de proteção, como tomar a vacina contra a Hepatite B, usar preservativos nas relações e evitar compartilhamento de objetos pessoais.

Hepatite E: infecção causada pelo vírus E da hepatite (HEV), é rara no Brasil e sua transmissão é semelhante à da Hepatite A, ou seja, por meio fecal-oral. Os sintomas começam a aparecer entre 15 e 60 dias após a contaminação. A prevenção pode ser feita com saneamento básico e tratamento de esgoto e água, além de adquirir o hábito de lavar as mãos.

Quais são os sintomas das hepatites virais?

As hepatites virais podem ser silenciosas e não apresentarem sinais, nem sintomas. A hepatite C é silenciosa na maioria dos casos. Já as hepatites A, B, D e E podem causar:

  • Cansaço
  • Febre
  • Pele e olhos amarelados
  • Enjoo
  • Dores musculares
  • Dores abdominais
  • Urina escura e fezes claras

Para confirmar o diagnóstico, é necessário realizar o teste para hepatites, por meio do exame de sangue.

Como evitar a contaminação das hepatites virais?

  • Lavar sempre as mãos antes de se alimentar e após ir ao banheiro
  • Higienizar bem os alimentos antes de preparar
  • Usar preservativos nas relações sexuais
  • Não compartilhar objetos pessoais, tais como, alicates de manicure, lâmina de barbear, escova de dente, entre outros
  • Não tomar banho em locais próximos à redes de esgotos

As hepatites podem ser silenciosas e causar sérios danos à saúde. Realizar os exames de rotina é essencial para identificar a doença ainda em estágio inicial e evitar complicações.

BAIXAR PDF